Novo normal: empreendedores reinventam gestão de bares e restaurantes
Veja quais estratégias os empreendedores estão tomando que podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida depois de um período de tantas instabilidades
Durante a pandemia, mais 50 mil estabelecimentos do setor de bares e restaurantes deixaram de existir, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A Associação aponta ainda que 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. Com o fim das restrições nos horários de funcionamento, empreendedores estão se organizando para retomar as operações em horário normal e esse momento exige cautela.
Veja quais estratégias os empreendedores estão tomando que podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida depois de um período de tantas instabilidades:
Digitalização e aceleração são o novo normal
Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles serviços que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao coronavírus.
Ou seja, se você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.
Otimização dos fluxos
Como já dito, o ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de clientes e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos.
Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos
Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em todos os horários, que você pode relaxar com a segurança dos clientes e funcionários. Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante.