O que aprendemos com a cultura japonesa?

Após 115 anos das primeiras imigrações, os nikkeis que são famílias brasileiras com descendência japonesa estão espalhados por todo o país.

Os japoneses chegaram no Brasil por volta de 1908, desde então sua cultura se espalhou pelo país. Os primeiros grupos de imigrantes japoneses se instalaram nos estado de São Paulo e Paraná. Após 115 anos das primeiras imigrações, os nikkeis que são famílias brasileiras com descendência japonesa estão espalhados por todo o país.

Costumes

Os japoneses incorporaram algumas palavras no vocabulário brasileiro, como karatê, tatame, sumo, anime, samurai e karaokê, e muitas pessoas usam e nem sabem que sua origem é japonesa. Além disso algumas comidas que são muio apreciadas na nossa cultura foram os japoneses que trouxeram. O caqui, abóbora cabochá e o tofu são alguns exemplos.

A soja que é um dos grãos mais conhecidos no Brasil, também tem origem japonesa, hoje sendo uma das plantas que mais trazem lucro para o agronegócio brasileiro. Temperos como a pimenta-do-reino e o shoyu também foi trazido pelos japoneses.

Outra coisa que ficou muito forte na cultura brasileira foram os pratos japoneses, sushi, yakisoba temaki e a até o miojo.

O banho de ofurô é outra prática que muitos brasileiros adoram, mas não sabem que vem do Japão. Outros costumes como a arte de fazer origamis, ler mangás e fazer cosplay de personagens são comportamentos que também foram passados aos brasileiros.