O que ocasiona os inchaços nas mãos do rei Charles III
Os inchaços nas mãos podem ser causados por diversos fatores, alguns simples e outros mais graves que requerem uma atenção maior, necessitando de intervenção médica
Com a morte da rainha Elizabeth II no último dia 8, aconteceu a proclamação do rei Charles III no dia 10. Um detalhe despertou a curiosidade da população, tomando atenção para a saúde do novo monarca, e sobre os cuidados a serem tomados pela população em geral.
Os inchaços nas mãos podem ser causados por diversos fatores, alguns simples e outros mais graves que requerem uma atenção maior, necessitando de intervenção médica. A dermatologista Juliana Toma, explica alguns fatores que contribuem para os inchaços nas mãos.
Circulação do sangue
A médica destaca algumas causas que levam a má circulação sanguínea. “A causa comum é a perda da elasticidade das veias, quanto mais rígidas maior é a dificuldade do sangue chegar na extremidade”.
Ela ainda revela os motivos que levam a essa perda. “Essa perda de elasticidade pode ocorrer por vários motivos como, envelhecimento natural, colesterol alto, pressão alta, consumo de álcool ou tabaco, problemas cardíacos, sedentarismo, entre outros”, explica Juliana.
Segundo a dermatologista, as mudanças de hábito podem ser a solução para esses problemas como, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, redução do consumo de álcool e tabaco e massagens linfáticas.
Consumo de sal
A médica alerta para o consumo excessivo de sal. “Sem o sal podemos desenvolver vários problemas de saúde como hiponatremia e bócio, porém, seu uso descontrolado também prejudica nossa saúde, uma das manifestações do excesso de sal no corpo é o inchaço das mãos e dedos, devido ao seu acúmulo que retém a água do corpo”.
Exposição ao calor
Segundo Juliana, altas temperaturas desfavorecem a circulação do sangue. “Algumas pessoas ficam com as mãos e dedos inchados no verão, em alguns casos são acompanhados de dor, desconforto e sensação de peso”.
“Os vasos sanguíneos dilatam em situações de altas temperaturas, que levam mais sangue para as extremidades do corpo pelas mãos”, explica a dermatologista.
Doenças inflamatórias
As inflamações atacam os tendões das mãos e dedos, causando inchaço, dor e sensibilidade. “A causa principal das infecções é o esforço repetitivo que ocorre quando a pessoa usa muito aquela parte do corpo, como braços e mãos”, detalha a médica.
Gota
Segundo ela a gota é o excesso de ácido úrico no sangue, esse excesso leva ao acúmulo de cristais de sódio nas articulações.
“Quanto maior for a concentração de sal maior é o inchaço e presença de artrite aguda, que causa vermelhidão, dor e pequenos nódulos nas articulações dos dedos”, aponta a especialista.
Insuficiência renal
O médico Alexandre Mato, explica que os rins têm a função de filtrar o sangue, retirando sustâncias que não devem permanecer no organismo.
“Quando o rim para de funcionar ou atua com dificuldade, ele pode causar inchaço. Os casos mais comuns de inchaços estão ligados com o rim”, finaliza o médico.