O sucesso do @Cascavel_prefa, que com uma linguagem informal e descontraída

Com mais de 57 mil seguidores, as redes da prefeitura se tornaram o principal canal de contato com os cascavelenses e uma forma descontraída de informar a população.

Memes, vídeos engraçados e uma linguagem informal e descontraída, são a receita para o sucesso da Cascavel_prefa, como é mais conhecida nas redes.

Quando se trata de política e de temas relacionados à gestão pública, o que deveria ser de interesse de todos pode acabar gerando um certo receio. Isso porque, quem mais deveria se interessar pelo assunto pode se frustrar com a linguagem técnica e os dados, muitas vezes até complicados de se entender. Mas em alguns municípios do país isso está mudando, esse é o caso de Cascavel, que busca estabelecer um canal direto com o cidadão através das redes sociais.

Com mais de 57 mil seguidores, as redes da prefeitura se tornaram o principal canal de contato com os cascavelenses e uma forma descontraída de informar a população. Através do perfil na plataforma Instagram, a Secretaria de Comunicação (Secom), que é a pasta responsável pela divulgação de informações de interesse público e pela comunicação interna dos membros do poder executivo, vem não só informando como entretendo os seguidores.

Memes, vídeos engraçados e uma linguagem informal e descontraída, são a receita para o sucesso da Cascavel_prefa, como é mais conhecida nas redes.

Com uma equipe relativamente enxuta, a Secom é responsável por tudo o que envolve o diálogo com os munícipes, desde a confecção da escrita de placas e anúncios, até documentos. Como uma alternativa para tornar esses anúncios oficiais mais interessantes para a população, a equipe passou a se inteirar dos que era pauta não só nas secretarias, mas nas redes sociais também.

O Mozzart Picoli é um dos responsáveis por essa mudança, ele ocupa o cago de assessor de imprensa da prefeitura e conta como foi o processo desta transição de formatos. “Quando a gente entrou na prefeitura em 2017 não existia um modelo integrado de comunicação de redes e de imprensa, e no mesmo ano sob orientação do Jefferson Lobo, secretário de comunicação, colocamos uma pegada mais dinâmica nas notícias”.

Viralizando

No início houve um certo receio pelo uso de uma linguagem que flertava com a gíria. Mas logo a equipe percebeu que estava falando na mesma língua do “povão”. O novo formato foi um sucesso e algumas postagens registraram mais de 12 milhões de visualizações, um típico viral: “Nos tornamos referência até para outros municípios, chegavam mensagens de outras cidades querendo saber como poderiam fazer algo parecido, acabamos virando um case de sucesso”, relata.

Por Mariana Moreira