Paraná e província da Polônia firmam acordo para desenvolvimento econômico, ambiental e cultural

Com o objetivo de promover trocas de experiências econômicas, científicas, turísticas e culturais, o Governo do Paraná assinou nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, um Termo de Cooperação Técnica com o Governo da Silésia, a província mais industrializada da Polônia

O governo do Paraná assinou um Termo de Cooperação Técnica com a província da Silésia, na Polônia, para promover intercâmbios econômicos, científicos, turísticos e culturais. O acordo foi assinado pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, e pela vice-governadora da Silésia, Anna Jedynak.

Intercâmbio tecnológico e investimentos

O acordo visa equilibrar os interesses do Paraná e da Silésia, abrangendo áreas como cultura, investimentos, troca de informações e tecnologia. O Paraná busca avançar nessas áreas, enquanto a Silésia oferece seu potencial econômico e industrial.

Estratégia para Inovação Regional

O acordo integra o Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional (IURC), criado pela União Europeia. A cooperação foca na Estratégia para Inovação Regional (Research and Innovation Smart Specialization Strategy). O Paraná é o único estado brasileiro entre as 10 regiões selecionadas na América Latina.

Fortalecimento de laços históricos

Com 150 anos de imigração polonesa, o Paraná possui cerca de 1,2 milhão de descendentes de poloneses, dos quais 300 mil residem em Curitiba. O acordo busca fortalecer ainda mais a conexão entre Paraná e Polônia.

Oportunidades para ambos os lados

A cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, destacou que o acordo permitirá que a Polônia esteja mais presente política e economicamente no Paraná, trazendo oportunidades únicas para ambos os lados.