Paraná finaliza missão em Iowa com convite para americanos visitarem o Estado

A missão paranaense ao estado americano de Iowa encerrou na última quinta-feira (27), com uma visita à Autoridade de Desenvolvimento Econômico do Iowa

A missão paranaense ao estado americano de Iowa encerrou na última quinta-feira (27), com uma visita à Autoridade de Desenvolvimento Econômico do Iowa. Ela é equivalente à Invest Paraná, a agência de captação de negócios vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). 

Como continuidade da recepção da governadora Kim Reynolds ao governador Carlos Massa Ratinho Junior na última terça-feira (25), o estado de Iowa, através da Ieda, planeja enviar uma comitiva ao Paraná no ano que vem. 

“Na apresentação de trabalho, a Iowa Economic Development Authority demonstrou interesse em ir ao Paraná pelo fato de os dois estados serem muito parecidos em questões econômicas. A intenção é ter uma troca de ideias e experiências para soluções que podemos oferecer a eles e, a exemplo do que foi feito aqui nos Estados Unidos, do que eles podem nos oferecer em questões como pesquisa e desenvolvimento, educação, entre outras áreas”, destacou o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco. 

Possibilidade

A vinda de uma comitiva do Iowa ao Paraná pode trazer diversas oportunidades de negócios. Entre elas, a atração de empresas inovadoras que atuam com soluções para o agronegócio. Outras possibilidades são na cadeia fornecedora de suprimentos agrícolas, além da área de pesquisa e desenvolvimento. “O Iowa é um grande produtor de milho, como o Paraná. Só nessa área temos muitas informações a serem trocadas em que os dois estados podem se beneficiar”, afirmou o diretor. 

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Ieda, Mark Laurenzo, destacou que a ida da comitiva paranaense ao estado americano deve ser o pontapé inicial para que os dois estados não só fechem bons negócios como consolidem ainda mais as relações institucionais.

“Com as grandes semelhanças entre o Paraná e Iowa há ótimas oportunidades para o futuro da agricultura e para o desenvolvimento de negócios. Queremos desenvolver produtos com uma menor pegada de carbono, que deixem uma marca menor no planeta, preservando água, ar e solo”, complementou.