Paraná produz 33 toneladas de alimentos orgânicos por mês

Iniciativa também estimula a convivência comunitária e a alimentação saudável

O Paraná conta atualmente com 11 hortas urbanas e comunitárias de alimentos orgânicos e 377 horticultores em atividade.

A empresa de energia Copel permite o cultivo de hortaliças e legumes em áreas inativas. A iniciativa também só é possível com o programa Cultivar Energia.

A produção destes alimentos tem sido o suficiente para distribuir com parentes, amigos e organizações sociais da comunidade.

Em cada horta são produzidas de 3 a 3,5 toneladas de alimentos por mês. No total, são pelo menos 33 toneladas de verduras, legumes e frutas todos os meses.

O projeto-piloto começou em 2013, com a parceria entre as prefeituras de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Francisco Beltrão, Umuarama e Maringá.

O programa

A Copel fica responsável pela limpeza e manutenção da área de plantio, enquanto os municípios oferecem a assistência técnica necessária para a agricultura urbana.

O assistente social Rafael Carmona, um dos coordenadores do Cultivar Energia na Copel, afirma que uma nova horta só dá certo com a colaboração da comunidade. “O cultivo exige atenção e trabalho diários”, explica Carmona.

Cuidado na horta

Os horticultores que trabalham nas hortas respeitam as normas de segurança determinadas pela Copel. Em dias de chuva é proibido entrar na área e usar fios metálicos nos canteiros. E as plantas não podem passar dos dois metros de altura.

Os técnicos da Copel se reúnem com os participantes do programa para reiterar os cuidados com a rede elétrica, como também os riscos com pipas que enroscam nos fios e a proibição de soltar balões.