Paraná recebe viaturas do Ministério da Justiça para coibir violência contra a mulher

Foram entregues viaturas descaracterizadas para as forças de segurança do estado, além de nove viaturas para a Patrulha Maria da Penha

O Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou ao Estado do Paraná, na última sexta-feira (14), 50 viaturas e diversos equipamentos para o reforço da segurança pública e combate à violência contra a mulher. A cerimônia de entrega ocorreu no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro Flávio Dino.

As 41 viaturas descaracterizadas serão distribuídas entre as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública. Outras nove viaturas serão destinadas à Patrulha Maria da Penha, que tem como objetivo prevenir e combater a violência contra a mulher. Além disso, foram entregues nove drones, 65 pistolas 9 mm, 76,9 mil munições e diversos outros equipamentos.

Essa iniciativa faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II), que tem como objetivo aprimorar as políticas públicas de segurança e proteção aos direitos humanos. Com esse reforço na segurança pública, o Estado do Paraná poderá aumentar a efetividade no combate ao crime e na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.

O governador ressaltou a parceria com o Ministério da Justiça para reequipar a segurança do Estado. “Estamos organizando agora a distribuição para que esses veículos atendam todas as forças de segurança e reforcem, especialmente, a proteção das mulheres do nosso Estado”, disse Ratinho Jr. Ele afirmou que o Paraná está avançando na área, com redução de 38% nos feminicídios no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022.

O ministro Flávio Dino destacou o trabalho integrado do governo federal com os estados e prefeituras. “Por isso, estamos entregando essas viaturas, sendo que parte delas serão destinadas ao combate à violência contra a mulher, porque o feminicídio é algo devastador para os lares dos brasileiros e brasileiras”, disse ele Flávio.

Estrutura

O Paraná está reforçando a estrutura de segurança pública para ampliar o atendimento a mulheres vítimas de violência. A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, está sendo implantada em todos os batalhões do Estado.

“As viaturas recebidas do Ministério da Justiça se somam aos investimentos do Governo do Estado, especialmente no enfrentamento à violência doméstica. A segurança pública necessita dessa integração entre as forças federais, estaduais e municipais para trazer resultado para a população”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.