Paranaenses podem contribuir para o planejamento do Estado
Entre 29 de março e 16 de abril, sugestões para o Plano Plurianual podem ser enviadas por qualquer cidadão
Nesta quarta-feira (29), foi feito o anúncio da abertura da consulta pública à população pelo governador Ratinho Jr. no museu Oscar Niemeyer. Os cidadãos paranaenses que desejam contribuir com a elaboração do novo Plano Plurianual (PPA), com ações que serão executadas pelo Governo do Estado entre 2024 e 2027 podem enviar as suas sugestões através do site da secretaria do Planejamento, para análise da equipe técnica.
Plano Plurianual (PPA)
O objetivo do Plano Plurianual é programar as políticas públicas e ações de demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos. “O PPA aborda os próximos quatro anos, mas com este pacto podemos começar a pensar o Paraná que queremos para os próximos 30 anos. É um planejamento que não se faz atrás de uma mesa, mas ouvindo e dialogando com toda a sociedade através dos poderes constituídos, das entidades de classe, associações comerciais e o próprio cidadão”, defendeu Ratinho Junior.
As contribuições
Interessados podem detalhar o que precisa ser melhorado e de que forma isso pode ser feito em diversas áreas da gestão pública. A consulta pública está disponível através do telefone celular ou computador, pelo site da secretaria de Estado do Planejamento, onde as contribuições podem ser feitas a partir do preenchimento de um formulário simples e direto.
Os cidadãos podem compartilhar quais os seus planos para o Paraná, com detalhes sobre o que precisa ser melhorado em diferentes áreas de atuação estadual, e depois detalham como isso pode ser feito.
As sugestões podem ser feitas até 16 de abril. E o PPA deve se tornar público até 30 de setembro, após a análise do corpo técnico da secretaria de Estado do Planejamento.
“Queremos deixar um planejamento de médio e longo prazo para orientar a gestão pública com eficiência, métricas e indicadores de desempenho, garantindo que as políticas das secretarias estejam refletidas no orçamento e que os desejos das comunidades e regiões tenham um instrumento real que façam com que eles sejam efetivados”, disse o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva.
A nova metodologia para a construção do PPA 2024-2027, está baseada no detalhamento das entregas e metas que compõem a dimensão tático-operacional do Plano de Governo. “Vamos selecionar critérios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao Ranking de Competitividade dos Estados e com indicadores de desenvolvimento de longo prazo definidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes)”, explicou Guto Silva.