Parlamento Jovem pede melhorias no trânsito e na educação
Em visita a Laranjeiras, os vereadores mirins estiveram no NRE e no Correio do Povo para acompanhar de perto todo o processo de produção dos jornais
Ontem (25), os membros que compõem o Parlamento Jovem de Quedas do Iguaçu participaram de uma audiência oficial com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, Adriane Almeida, onde foram apresentadas algumas proposições aprovadas em plenário.
“Todas as demandas apresentadas passam a ser nossas também, vamos levar ao conhecimento da prefeitura e do Governo. É dessa geração que vão sair os futuros vereadores, prefeitos e deputados. A política faz a diferença e transforma a vida dos cidadãos e projetos como este do Parlamento Jovem mostram que a escola é o futuro da sociedade e esse grupo de alunos está construindo sua história”, apontou Adriane.
Os vereadores mirins também realizaram uma visita ao Correio do Povo para conhecer a sede e os processos de um jornal diário. “Foi uma experiência incrível, conhecer como funciona cada setor. Ficamos surpreendidos como o jornal acompanha nosso projeto do Parlamento Jovem, tanto os alunos como a direção do colégio ficaram maravilhados em descobrir que já estamparam várias capas”, destaca o professor que acompanhou os alunos na visita, Ademilson da Costa.
Demandas
A chefe do NRE apontou que alguns dos projetos já serão encaminhados para sua execução, como a reforma e modernização da rede de fiação elétrica do colégio John Kennedy e a implantação de absorventes higiênicos e tampões higiênicos para as adolescentes das escolas estaduais do município.
A pauta da reunião foi conduzida pela presidente Lauana Poleze, que destacou a alegria e orgulho de participar desta agenda. “O NRE é um órgão público educacional que gerencia e coordena os trabalhos em dezenas de unidades educacionais nas cidades da região, como também nos representa a secretaria estadual de Educação. O colégio John Kennedy busca ser referência na modalidade Cívico-Militar na Cantuquiriguaçu, sendo uma das mais antigas unidades de ensino de Quedas. Desde a implantação desta nova modalidade de ensino a escola vem passando por um processo de transformação educacional, com a elevação para a modalidade militar”, reforça a presidente mirim.
A diretora Minéia Canton comentou o orgulho e o crescimento dos parlamentares frente a este projeto. “O presidente do Legislativo tem nos dado um amplo apoio e estamos muito contentes com os resultados que estão sendo produzidos dentro deste projeto do Parlamento Jovem, como também para todos os alunos e corpo docente do nosso colégio”, detalha.
Pedidos feitos ao NRE
– Solicita ao executivo e setor de Viação e Obras a construção de ponto de ônibus no bairro Iagoda.
– Solicita ao executivo e setor municipal de trânsito que tornem o trecho da rua Romeira mão única. A demanda também poderá ser pleiteada junto ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
– Requerem que seja enviado ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) solicitando que o órgão providencie a colocação de lombadas com elevação, redutores de velocidade e pinturas de faixas de pedestres no trecho da Rodovia PR 473, onde a população faz a travessia entre os bairros Kennedy, Bela Vista e Jardim Floresta.
– Requerem que seja enviado ao Núcleo Regional de Educação a solicitação para que sejam implantadas câmeras de monitoramento na parte externa dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu.