Pesquisa analisa o que é tão atrativo no TikTok

A plataforma se tornou uma das mais populares nos últimos anos e tem sido objeto de estudo sobre as influências que motivam o uso constante pelos usuários, assim como a influência que causou nos concorrentes que tiveram que se adaptar

As redes sociais permitem que você se comunique não só com amigos e familiares, mas com marcas e organizações. Essa é já é uma realidade em nosso cotidiano. Nos últimos anos o TikTok, lançado em 2016 pela empresa chinesa ByteDance para criar e compartilhar vídeos curtos se tornou um dos apps mais usados no mundo todo, principalmente pelos jovens.

Em 2020 o aplicativo foi o mais baixado, sendo que nos Estados Unidos, a popularidade da plataforma entre a geração Z ultrapassou o Instagram, demonstrando o crescimento da indústria de vídeos curtos.

O uso e popularidade fez do TikTok um fenômeno que já tem gerado estudos, tanto no campo acadêmico, quanto no profissional. O objetivo é estudar o conceito de como, no meio digital, é possível atrair usuários e fazer com que permaneçam mais tempo na plataforma.

O atrativo

A maior influência do TikTok sobre os jovens está relacionada a quantidade de horas que estes usam a plataforma. Existe uma motivação constante, algo que prende o usuário no app. Essa motivação está ligada a satisfação proporcionada durante o uso da rede social e com os comentários positivos, curtidas e outras recompensas. Outra motivação é o desejo de compartilhar experiências com os outros usuários, que não querem só consumir conteúdo, mas criar, pois isso faz com que a pessoa se sinta pertencente a uma comunidade, oferecendo alguma coisa.

Produzir conteúdos em vídeo demanda qualidade. Os usuários utilizam muito mais a plataforma quando percebem que tem capacidade de criar bons vídeos.

Diferenças entre as gerações

A geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2011) e a millennial (pessoas nascidas entre 1981 e 1995) são as que mais utilizam o as redes sociais. Uma pesquisa feita com 1.419 participantes da geração Z e 882 millennials analisou as influências das plataformas sobre estas gerações. A conclusão é que as mesmas variáveis, apresentadas anteriormente, influenciam o uso da plataforma, mas variam de uma geração para outra.

Os millennials têm maior relação com o nível de adesão e pela possibilidade de compartilhar comportamentos ou criar vídeos. A geração Z se relaciona mais com a chance de receber uma motivação para usar mais a plataforma.

Assim que os usuários percebem sua capacidade para criar bons vídeos no TikTok e os outros o aprovam, o uso da plataforma aumenta. Com isso, se conclui que compartilhar comportamentos, criar vídeios e receer aprovação e motivação influenciam no uso constante do TikTok entre a geração Z e os millennials.

Compartilhamento

Compartilhar conteúdo é a possibilidade que mais influência os usuários do TikTok. Criar e compartilhar vídeos, receber aprovação e avaliações geram o uso constante da rede social. O motivo pelo qual os usuários se engajam e permanecem na plataforma é pela socialização.

Saber o que motiva os usuários ao uso dessas redes sociais é essencial para elaborar técnicas de publicidade, marketing e comunicação e também para tratar e diminuir os efeitos negativos gerados pelo uso constante da plataforma, como a dependência e a perca da individualidade para se encaixar em padrões de terceiros. Dessa forma, pesquisas como essa interessam tanto à publicidade quanto à psicologia.