Pinhão: prefeitura recebe 187 toneladas de calcário destinado aos produtores rurais

“Estamos proporcionando economia ao agricultor e a obtenção de resultados positivos na lavoura”, afirma o secretário de Agricultura, Rosmário dos Santos

A prefeitura de Pinhão, por meio da secretaria de Agricultura e Pecuária, recebeu neste final de ano, 187 toneladas de calcário, que serão entregues aos membros das Associações Rurais.

Em 2022, 300 produtores foram atendidos com média de 10 toneladas de calcário conforme a análise de cada produtor.

Auxílio

Com subsídio de 50% da pasta, a distribuição de calcário aos produtores busca corrigir a acidez e o pH do solo, possibilitando a recuperação e conservação da terra nas comunidades rurais. Os resultados esperados são o aumento da produtividade e o fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária, Rosmário Ramos dos Santos, este é um importante auxílio para o pequeno produtor, que muitas vezes não dispõe de recursos suficientes para investir na preparação do solo.

“Com a distribuição subsidiada do calcário e entregue na lavoura com frete grátis, estamos proporcionando economia ao agricultor”, destaca Santos.

Benefícios

O secretário ressalta os benefícios da entrega. “O produtor vai pagar 50% do valor desse produto, estamos dando suporte para que ele possa preparar a sua terra”, explica.

A utilização do calcário é fundamental para a recuperação de áreas rurais degradadas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo cálcio, magnésio e nutriente para a plantação.

“Esse incentivo é essencial para o produtor, pois possibilita a melhoria da qualidade do solo e consequentemente a obtenção de resultados positivos na agricultura”, enfatiza Santos.


Caminhões fazem a entrega de calcário – Foto: Assessoria