Pinhão realiza capacitação para membros dos Conselhos Municipais
“Evento discutiu vivências dos profissionais, efetividade das Políticas Públicas e planejamento nas diversas áreas”, destaca a assistente social Marcia Ferreira Nogueira
A prefeitura de Pinhão, por meio da secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Dusol Produções, promoveu no último dia 13, uma capacitação para os membros dos Conselhos Municipais.
A empresa Dusol, de Maringá, desenvolveu temas pertinentes para o trabalho diário da Rede de Proteção, composta pelos conselhos. Também foram discutidos o comprometimento e dedicação dos membros, leis que amparam políticas públicas, entre outros debates sobre a rotina e fluxos do trabalho em rede. O objetivo da capacitação foi enriquecer as perspectivas e vivências dos profissionais.
Debate e troca de conhecimento
Segundo a assistente social Marcia Ferreira Nogueira, a capacitação discutiu os conceitos de controle social, democracia, participação social e atribuições dos conselheiros municipais. “Outras pautas da ocasião foram o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, revelação espontânea, escuta especializada, fluxos de encaminhamentos e monitoramento do Plano Decenal Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2015/2024”, conta Marcia.
Ela relata que a capacitação ofereceu aos profissionais o conhecimento necessário para o melhor desempenho de suas atribuições legais, sensibilizando quanto à importância da participação da sociedade civil e dos representantes governamentais na construção da proteção social e dos processos de planejamento, monitoramento e fiscalização das políticas públicas.
“A capacitação contribuiu para uma participação consciente dos membros, para a efetividade do controle social das Políticas Públicas e para a qualificação do planejamento nas diversas áreas representadas pelos Conselhos”, destaca.
Presenças
Participaram da capacitação, representantes dos seguintes conselhos: Direitos da Criança e do Adolescente; Assistência Social; Direitos da Pessoa Idosa; Direitos da Pessoa com Deficiência; Direitos da Mulher; Saúde; Educação; Comunidade; Desenvolvimento Rural e Conselho Tutelar.
Além do debate, foram desenvolvidas dinâmicas com os presentes, contribuindo para a reflexão e compreensão do tema.