Polícia Penal firma parceria com Tecpar para implementações tecnológicas

“O apoio do Tecpar representará economia, evitando aditivos e prorrogações de contratos. Isso está alinhado com o governo estadual”, destaca o diretor da PPPR, Ferracini

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), estabeleceu uma parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), para utilizar soluções tecnológicas e obter certificações de qualidade para produtos e serviços necessários ao órgão responsável pelo sistema prisional estadual. O acordo foi assinado na última quinta-feira (22) pelo diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado, e o diretor-presidente do Tecpar, Celso Romero Kloss. Também estiveram presentes na reunião o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini.

Parceria
Durante o encontro, foi ressaltado que o Tecpar possui 83 anos de experiência em tecnologia e inovação, sendo uma referência nacional em controle de qualidade. Nessa parceria, o Instituto irá auxiliar a PPPR em diversas demandas, principalmente na elaboração de termos de referência para garantir a qualidade de produtos e serviços, assegurando assim o cuidado com o dinheiro público e com os materiais adquiridos.
Maurício Ferracini afirmou que a estrutura atual da Polícia Penal envolve mais de 120 estabelecimentos prisionais com contratos diversos, desde a compra de alimentos até o fornecimento para grandes unidades penais. “É importante contar com a parceria do Tecpar, um instituto renomado em controle de qualidade em nível estadual e nacional. A assinatura do convênio representa uma série de benefícios para a população paranaense”, disse.
Ferracini ressaltou que, devido à complexidade da estrutura da Polícia Penal, são utilizados grandes volumes de produtos e materiais. “O apoio do Tecpar representará economia, evitando aditivos desnecessários e prorrogações de contratos. Isso está alinhado com o objetivo do governo do Paraná de tornar o serviço público mais eficiente para os cidadãos do estado”.

Inovação
Por meio do Centro de Tecnologia dos Materiais, o Instituto de Tecnologia do Paraná poderá oferecer análises laboratoriais de materiais metálicos e tintas, além de suporte tecnológico para a verificação de painéis solares. Celso Romero Kloss, diretor-presidente do Tecpar, destacou que o complexo laboratorial e a equipe técnica do instituto podem auxiliar tanto na análise de produtos já adquiridos como na compra de novos materiais. “ O Tecpar possui expertise e um centro tecnológico dedicado à avaliação de materiais e ao estudo de novas tecnologias. O complexo laboratorial do instituto pode realizar o controle de qualidade dos itens utilizados pela Polícia Penal e fornecer suporte na definição de critérios mais rigorosos para licitações”, finaliza.