Prefeitura de Guaraniaçu inaugura programa ‘Cozinha Escola’

Para o prefeito Osmário Portela, o projeto fortalecerá a comunidade. “Será um ambiente de troca de experiências e apoio mútuo, acolhimento e cooperativismo”

Na segunda-feira (31), a prefeitura de Guaraniaçu, por meio da secretaria de Assistência Social, inaugurou o projeto ‘Cozinha Escola’. Essa iniciativa tem investimento próprio de R$ 600 mil e parceria com o Governo do Estado. A sede também será usada para o processamento dos produtos da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Guaraniaçu (ACCOG).

Fomento à comunidade

Conforme a secretária de Assistência Social, Taty Queiroz, o projeto é uma proposta que promete trazer diversos benefícios à comunidade, especialmente às mulheres. “O projeto é importante para as agroindústrias, para o programa ‘Família Paranaense’ e toda a população. Aqui, serão ministrados vários cursos de cozinha, embutidos e cortes. Graças a iniciativa do prefeito Osmário, celebramos esta conquista”, enfatiza a secretária.

Taty detalha que a capacitação profissional é uma das principais perspectivas positivas trazidas pelo programa. “Com os cursos, as mulheres de Guaraniaçu terão a chance de adquirir habilidades, o que pode abrir portas para futuras oportunidades de emprego no setor alimentício ou até mesmo para empreenderem, criando seus próprios negócios, como restaurantes”, destaca.

Fortalecimento de vínculo

O prefeito Osmário Portela (PDT), ressaltou a importância da Cozinha Escola para o município de Guaraniaçu, afirmando que ela atenderá associações comunitárias, clubes de mães e a merenda escolar, sendo de extrema importância para a comunidade. “O projeto tem o potencial de fortalecer a comunidade local. Por meio dele, será possível criar um ambiente de troca de experiências e apoio mútuo entre as mulheres do município, gerando um espaço mais acolhedor e cooperativo”, destaca o prefeito.

O chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki, esteve presente e destacou a satisfação de fazer parte desse processo. “Essa ação impacta também os produtores rurais. A ‘Cozinha Escola’ oportunizará conhecimento e treinamento, que permitirá que os agricultores gerem renda de maneira sustentável”, finaliza Rodacki.