Presidente pede melhorias na Polícia Militar durante sessão da câmara de Quedas

“Com a elevação da Companhia teremos o aumento no quadro organizacional e a recomposição deste ocasionará o aumento do efetivo para policiamento ostensivo”, destaca o presidente, Adilson Poleze

Na última segunda-feira (24), o presidente da câmara de vereadores de Quedas do Iguaçu, Adilson Poleze apresentou na sessão o projeto para a elevação e criação da 11ª Companhia Independente do Paraná, tendo como sede o município de Quedas.
“Com a elevação da Cia poderá saltar de oito cidades para onze, onde a região terá um aumento significativo de policiais, saindo dos cerca de 40 do efetivo atual para mais de 80 profissionais, com mais viaturas e policiamento ostensivo voltado à diminuição dos atuais níveis de criminalidade e violência nos municípios de atuação da Cia”, destacou Poleze.

Cia Independente
Com a criação desse projeto, os municípios inseridos poderão contar com serviços de maneira constante e diuturna na sua área de atuação, como:
– Ronda Ostensiva de Tático Móvel (Rotam);
– Patrulha rural;
– Serviço de inteligência;
– Equipes de guardas e escoltas de presos;
– Programa de Erradicação e Combate as Drogas (Proerd);
– Equipe de trânsito;
– Patrulha com motocicletas;
– Bases móveis comunitárias;
– Patrulhamento a pé.


Efetivo deficitário
Atualmente a 2ª Cia de Quedas conta com cerca de 60% do efetivo necessário. A distância entre os municípios e os batalhões da região, com mais de 100 quilômetros, impossibilita uma ação rápida no apoio em alguma ocorrência de maior grau.
“A incapacidade temporária de respostas da Polícia Militar tendo em vista que o efetivo e as viaturas disponíveis não são suficientes para prover um policiamento ostensivo voltado à diminuição dos atuais níveis de criminalidade e violência nos municípios. Temos bons exemplos a serem seguidos como nos casos dos municípios de Cianorte, Irati, Ivaiporã e Arapongas que mudaram sensivelmente os índices de ocorrências e de segurança pública com a implantação da Cia Independente”, frisa o presidente.


Ambiente de trabalho
Novas escalas de serviço serão implementadas para garantir um melhor policiamento ostensivo e uma maior proximidade entre a Polícia Militar e as administrações. O aumento do efetivo também está previsto com a elevação da referida 2ª Companhia da PM em estrutura da Companhia. Tudo isso contribuirá para melhorar o atendimento à população.

“Com a elevação da Companhia da PM em estrutura da Companhia Independente de Polícia Militar, consequente teremos o aumento no quadro organizacional e a recomposição deste, ocasionará o aumento do efetivo para policiamento ostensivo, melhor estrutura para o policiamento ostensivo e maior proximidade da Polícia Militar” finalizou Adilson.