Primeira Brigada Indígena do Ibama do Sul é nomeada em Nova Laranjeiras

A seleção dos brigadistas foi realizada entre 103 candidatos, que passaram por testes físicos e avaliações de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, garantindo que a equipe esteja capacitada para enfrentar os desafios

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), nomeou, nesta semana, a primeira Brigada de Combate a Incêndios do Sul do Brasil. A sede é em Nova Laranjeiras, composta por 15 indígenas das etnias Kaingang e Guarani. A seleção dos brigadistas foi realizada entre 103 candidatos, que passaram por testes físicos e avaliações de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, garantindo que a equipe esteja capacitada para enfrentar os desafios.

O evento de nomeação contou com apresentações culturais do grupo Goj Ki Pýn, discursos das lideranças indígenas e uma contribuição do secretário indígena Neoli Olibio. A coordenação do PREVFOGO também esteve presente para celebrar essa importante conquista.

Grupo e equipamentos

Essa equipe selecionada compõe a brigada de prevenção e combate aos incêndios florestais do Rio das Cobras e recebeu a certificação do Ibama. Além de suas atribuições no combate a incêndios, os brigadistas estão devidamente preparados para realizar ações de prevenção, monitoramento, rondas preventivas, abertura e manutenção de aceiros, queimadas controladas e recuperação de áreas degradadas.

O grupo conta com um veículo próprio, equipamentos de proteção individual e equipamentos especializados de combate a incêndios.