Projeto com a rede de ensino destaca Candói na preservação de fontes

Parceria tem gerado frutos. “Levarão esta experiência para o resto da vida”, relata o funcionário da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Edivaldo de Oliveira

Na semana que passou, a equipe do projeto ‘Protegendo uma Nascente’ de Candói e os alunos do sexto ano A do Colégio Santa Clara realizaram uma atividade na fonte que fica no parque da Praça da Família.

O trabalho foi orientado pelos funcionários da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Thiago Pereira dos Santos e Edivaldo Farquimba de Oliveira. Os professores Lucas Jacometi e Keorlly Cabral acompanharam os estudantes durante a proteção da fonte.

Parceria que dá resultado

O secretário da pasta George José Rosa conferiu a ação de perto. De acordo com ele, a proteção das nascentes estão ganhando destaque, principalmente com a ajuda dos estudantes. “Isso nos traz uma esperança maior, pois através da conscientização eles nos ajudarão a preservar a natureza”, afirmou George.

Para Thiago, a experiência está sendo muito produtiva com a expansão do projeto para as instituições de ensino. “Levamos nosso material de trabalho, mostrando o cotidiano, como é feita a preservação, tanto na técnica solo-cimento ou no modelo ‘Caxambu’, que é muito usado no Nordeste”, explica.

O projeto, que inicialmente atenderia apenas produtores rurais, tem dado frutos com o envolvimento dos estudantes. “Ministramos palestras sobre a conscientização e preservação do meio ambiente”, relata Thiago. “Falamos sobre a importância de separar o lixo reciclável e eletrônico, além da conservação da Mata Atlântica”.

Segundo ele, a meta é levar o projeto para várias cidades. “Pedimos que os municípios entrem em contato com nossa secretaria. Será um prazer atender a região”, declara.

Experiência para toda vida

Para Edivaldo de Oliveira, os alunos estão tendo uma experiência que levarão para o resto da vida, passando o aprendizado para pais e próximas gerações. “Dessa forma, eles entendem a importância da preservação da natureza, começando com a proteção das nascentes”, pontua Edivaldo.

Segundo ele, as fontes fornecem água para córregos e rios que abastecem toda a cidade, além de ser fonte de vida para os organismos.

Ele também explica que muitos produtores em época de estiagem sofrem com a seca, o que acaba impactando a produção. “Preservar é uma forma de se manter, usando a água dessas fontes. Para que continuem vivas é necessário cuidar do seu entorno, considerando legalmente como uma área de preservação”, detalha Edivaldo.

Foto: Assessoria