Projeto com alunos de Marquinho estimula a alimentação saudável

“Com uma alimentação regrada e nutritiva, uma criança pode se tornar um adulto saudável”, destaca a secretária Eliane

Na semana que passou, os alunos do CMEI Sebastião Batista de França, de Marquinho, visitaram a Feira dos Produtores Rurais para conhecer os alimentos saudáveis produzidos no município.

A expedição foi realizada pelos alunos das turmas do infantil 4 A e B e infantil 5 A, do período da manhã e infantil 4 C e 5 B e C da tarde.

No local da feira, as crianças foram recebidas pelo engenheiro agrônomo Douglas Elói Schneider, que assessora a Coopemar junto com Sirlene Schisler Padilha Longarete, coordenadora da feira. Durante a visita, os alunos ouviram explicações e observaram a variedade de alimentos produzidos no local.

A ação faz parte do projeto Alimentação Saudável, desenvolvido pela secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o programa A União Faz a Vida, do Sicredi.

Consciência alimentar

Para a secretária de Educação e Cultura Eliane Ramos Padilha, o projeto estimula a alimentação correta por meio de informação e exemplo. Com a observação e explicação, os alunos podem compreender melhor a importância de ter uma boa alimentação. “As professoras optam por trabalhar esse tema cedo, na educação infantil, porque é desde pequenas que as crianças deveriam ter uma alimentação saudável”, relata Eliane.

No entanto, segundo ela, com a correria do cotidiano, as mães acabam alimentando os filhos com produtos prontos, industrializados e sem valor nutritivo. “As crianças se acostumam a comer este tipo de comida, porque são gostosas, mas fazem mal, principalmente se consumidas com frequência”, ressalta Eliane.

De acordo com a secretária, desde pequenas as crianças já tem uma predisposição a se tornarem adultos obesos ou com imunidade baixa. Porém, isso pode ser evitado se a criança e adolescente tiverem uma alimentação correta logo cedo. “Com uma alimentação regrada e nutritiva, uma criança pode se tornar um adulto saudável”, destaca Eliane.

Expansão do conhecimento

Por meio do projeto, as crianças conheceram um ambiente no município que oferece uma alimentação saudável. Para Eliane, as crianças vão levar o conhecimento passado na expedição para os seus lares. “É importante que a escola demonstre a importância de uma alimentação adequada para que os alunos se tornem um adulto saudável”, finaliza Eliane.

A expedição, como são chamadas as visitas relativas ao programa, foi supervisionada pela diretora Noemi Edite Cardoso e pelas professoras Maira Jaine Pereira, Jaqueline Kalunzy Oliveira e Márcia Naumik Cenci, responsáveis pelas turmas da manhã; e Roberta Antunes Zocche, Leila Detogni Lysenko e Luciane Vaz regentes das turmas do período vespertino; acompanhadas da servidora Juliana Spanholi.