Prova Paraná 2023, tem o objetivo de fornecer diagnóstico da aprendizagem

A primeira edição da Prova Paraná 2023, acontece hoje (26) e amanhã (27) em todas as escolas da rede estadual de ensino

A primeira edição da Prova Paraná 2023, acontece hoje (26) e amanhã (27) em todas as escolas da rede estadual de ensino e também ao 5° ano nas escolas municipais que aderiram ao programa.

A avaliação abrange todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de fornecer um diagnóstico das aprendizagens dos estudantes de cada série, escola e turma em relação aos conteúdos abordados em sala de aula neste primeiro trimestre.

A Prova Paraná é uma das principais avaliações educacionais do estado, traz novidades neste ano letivo. Uma delas é a reorganização dos cadernos de prova. Agora, o caderno 1, do primeiro dia, contém Língua Portuguesa e Matemática, enquanto o caderno 2 traz os demais componentes curriculares, como História, Geografia, Ciências, Filosofia, Química, Biologia, entre outros, variando de acordo com a série. Essa mudança substitui a divisão anterior em ‘Linguagens e Ciências Humanas’ e ‘Matemática e Ciências da Natureza’.

Outra novidade é a duração das avaliações, que serão de 2h30 em cada um dos dois dias. Cada instituição de ensino é responsável por garantir a participação efetiva de seus estudantes, desde que siga a ordem dos cadernos de prova.

A quantidade de questões varia de acordo com a série. Essas mudanças buscam tornar a avaliação mais eficiente e adequada às necessidades educacionais atuais.

Acessibilidade

As escolas também fornecerão provas adaptadas às necessidades dos estudantes da Educação Especial, com o apoio de profissionais e a possibilidade de flexibilização do tempo em até 1h30.

Além das avaliações ampliadas e superampliadas, em braile e no formato TXT e as provas em libras.“Temos agora a prova em Libras para Língua Portuguesa e Matemática em todas as séries do 5º ano, rede municipal, até a 3ª série do ensino médio, que foram sendo ampliadas progressivamente”, explica a coordenadora de Avaliação da Seed-PR, Jussielli de Oliveira.