Ratinho Jr. anuncia reajuste de 5,79% para servidores e mudanças no piso dos professores

Ratinho Jr. anuncia reajuste de 5,79% para servidores e mudanças no piso dos professores

Ratinho Jr. anunciou nesta sexta-feira (31), o reajuste de 5,79% para cerca de 271 mil servidores ativos e inativos do estados. Ele também definiu um reajuste adicional para os servidores do Quatro Próprio do Paraná (QPM) que ainda não recebiam o piso nacional de categoria (R$4.420,55).

A proposta será enviada para análise de Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) por meio de um projeto de lei, o que deve ocorrer em julho.

Reajuste geral dos servidores

Segundo o Poder Executivo, estima-se que o impacto aos cofres estaduais será de quase R$2 bilhões ao ano. Os reajustes devem começar a ser pagos a partir do mês de agosto a toda folha de servidores.

O reajuste de todos os servidores será feito com base na inflação acumulada de 2022. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano em 5,79%.

Educação

Para os professores, a medida está dentro da portaria de Ministério da Educação que determinou o novo salário. O reajuste na tabela será aplicado para 134 mil servidores da educação. 

No caso dos professores, a medida impacta tanto os profissionais que ocupam cargos de provimento via concurso público quanto aqueles que ingressaram por meio dos Processos Seletivos (PSS).

“Com essas duas medidas estamos garantindo que o piso nacional será respeitado no Paraná, uma evolução continuada em relação ao que estabelecemos no último piso e aos benefícios incorporados na remuneração dos servidores da ativa. O Estado tem a melhor educação do Brasil, o que se deve ao trabalho dos nossos docentes”, afirmou Ratinho Junior.

O estado também publicou o edital do novo concurso público para professores, que não era realizado há mais de 10 anos. De Acordo com o edital, o concurso será dividido em cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva e prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de títulos, de caráter classificatório, e avaliação médica, de caráter eliminatório. As inscrições vão de 10 de abril até o dia 09 de maio.