Rio Bonito do Iguaçu recebe 23ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa
Na Comarca de Laranjeiras do Sul, a ação é organizada pelo Conselho da Comunidade, Tribunal de Justiça e Ministério Público
Teve início na última segunda (06) a 23ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID). A abertura oficial ocorreu no início da sessão do Órgão Especial e também foi assunto de exposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Evento
Na Comarca de Laranjeiras do Sul, a ação foi organizada pelo Conselho da Comunidade da Comarca em parceria com a prefeitura municipal de Rio Bonito do Iguaçu, tribunal de justiça e ministério público. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso com alunos das escolas estaduais.
A Campanha ‘Paz em Casa’ é uma proposta que engloba diversas ações em favor da mulher e contra toda forma de violência doméstica. Visa debater a necessidade de uma mudança de cultura e também busca conscientizar a população, para que seja feita uma reflexão a respeito da convivência familiar e, principalmente sobre a situação da mulher na sociedade. A intenção é informar a sociedade sobre os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz, resultando em uma verdadeira transformação da realidade ainda existente no país.
Na avaliação do Conselho da Comunidade, este momento é muito importante e positivo, pois a temática da violência contra a mulher passa a ser incorporada nas dinâmicas da educação escolar, ponto fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente, por meio da divulgação de instrumentos protetivos, promoção de estratégias para capacitar educadores e comunidade escolar, ampliando a compreensão da necessidade de debater os determinantes históricos sobre a violência nas relações afetivas e humanas e novas possibilidades de prevenção da violência nos ambientes de educação formal.
Presenças
O evento contou com a participação da juíza de direitos da comarca de Laranjeiras, Dra. Daniana Schneider; o juiz substituto, Dr. Andrei José dos Campos; os promotores de justiça Dr. Philipe Salomão Marinho de Araújo e Dra. Cláudia Juliana Almeida Erbano, que conduziram a palestra do evento.
Também estavam presentes o procurador municipal, Ricardo Corso representando o prefeito Sezar Bovino; o vice presidente da câmara Tiago Xavier; a presidente do conselho da comunidade, Dra. Iracêma Pereira de Carvalho; o vice Presidente do conselho da comunidade, Dr. Vinicius Sterza e o vereador Luiz André Moreira.