Rumo ao trem sustentável
Paraná será pioneiro no teste de locomotivas híbridas com menor impacto ambiental
A empresa Rumo, operadora logística ferroviária que atua no Paraná, apresentou nesta terça-feira (3) a autoridades do Estado as novas locomotivas híbridas que deverão circular a partir deste mês de outubro. Durante evento em Curitiba, também foi assinado um termo de autorização para uso dos maquinários no trecho da Ferroeste entre Cascavel e Guarapuava.
Serão as primeiras locomotivas híbridas a circular no País. Elas têm foco em reduzir as emissões de CO2 e contribuir para os estudos de desenvolvimento de novos maquinários nesse modelo. Os testes para avaliar a performance das novas locomotivas serão realizados durante seis meses. As duas locomotivas serão utilizadas para compor os trens que percorrem o trecho da Ferroeste entre Cascavel e Guarapuava e o trecho da Rumo entre Guarapuava e a estação de Desvio Ribas, no município de Ponta Grossa.
Desenvolvidas pela Progress Rail, provedora de soluções e tecnologias de infraestrutura e material para ferrovias, o modelo GT38H funciona com sistema Diesel-Elétrico em conjunto com um banco de baterias. A energia usada para alimentar os motores de tração pode ser proveniente de motores diesel ou de um banco de baterias. Neste caso, a energia é regenerada durante a operação do freio dinâmico ao invés de ser dissipada em forma de calor por meio de resistores de alta potência.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, trata-se de uma oportunidade de renovação e adoção de uma nova tecnologia para o Estado. “São duas locomotivas híbridas, únicas no mundo e com menos emissão de CO2, com tecnologia desenvolvida no Paraná”, disse.
O secretário destacou, ainda, o investimento realizado na Portos do Paraná para recepcionar cargas de vagões. “Seguimos trabalhando no Porto de Paranaguá, o mais eficiente do Brasil pelo quarto ano consecutivo, para a chegada de cada vez mais trens através do Moegão, que é também uma parceria com a Rumo”, acrescentou.
Para o diretor-presidente da Ferroeste, André Luís Gonçalves, a parceria entre o Governo do Estado e a Rumo é importante para o desenvolvimento logístico do Paraná. “O que queremos é avançar no modal ferroviário e essas locomotivas, somadas a todo o investimento que vem sendo realizado pelo governo em infraestrutura e logística são, sem dúvida, o pontapé para um crescimento mais verde”, afirmou.
Economia de 42%
Um dos destaques das novas locomotivas é a capacidade de gerar menor impacto ambiental. O modelo é 22% mais econômico no consumo de combustível do que os utilizados na operação atualmente. Além disso, o uso das baterias como fonte de energia acrescenta um ganho de 15% nessa economia. Soma-se a isso os benefícios do motor mais moderno e a expectativa é que a economia chegue a até 42% no consumo de diesel. As locomotivas também se destacam pela redução de barulhos, fazendo com que tenham um menor impacto sonoro.