Blockchain, Nuvem Hibrida e transformação digital são algumas das mudanças que devem ser destaques nos próximos anos
O Sebrae/PR lançou nesta terça-feira (14) o relatório Tendências: Especial NRF, que apresenta as principais tendências do varejo para pequenos negócios com base na NRF 2023 – Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo. O evento aconteceu em janeiro em Nova York, nos Estados Unidos, e reuniu mais de mil expositores e 350 palestrantes.
O relatório aborda oito tendências que devem influenciar diretamente no mercado e nos negócios nos próximos anos.
Criatividade automatizada
A imaginação será a chave para a transformação, com as ferramentas de inteligência artificial se tornando protagonistas. Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR, explica que a inteligência artificial tem sido usada para ampliar a imaginação e possibilita que qualquer pessoa crie, instantaneamente, desde peças gráficas até histórias, obras de arte e novos objetos, independente da habilidade técnica. Ele cita o software GANverse3D, da Nvidia, como exemplo, que leva apenas 65 milissegundos para transformar imagens 2D em modelos 3D.
Sustentabilidade na diretoria
Com os empreendedores demonstrando comprometimento com a reversão do cenário da exploração, de forma desenfreada, de materiais não renováveis as empresas devem repensar seus modelos de negócios tradicionais, com a redução dos impactos ambientais, sociais e de governança, e optar pela prática de inteligência estratégica no planejamento de seus produtos, serviços e operações.
Economia da Experiência
Consiste em oferecer aos consumidores experiências exclusivas e memoráveis, em vez de apenas produtos ou serviços. Segundo o coordenador estadual de mercado de varejo do Sebrae/PR, Lucas Hahn, o que o cliente busca é a emoção, o envolvimento e o engajamento com a marca.
Humanização do Varejo
Se refere ao uso da tecnologia para personalizar a experiência do cliente, mas sem perder a essência do atendimento humano. Para isso, é preciso que as empresas criem uma cultura de serviço voltada para as necessidades do cliente e treinem seus funcionários para oferecer um atendimento diferenciado.
Transformação Digital
Adoção de tecnologias disruptivas para transformar a forma como os negócios são conduzidos. De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, a transformação digital é um processo de evolução constante e que exige que as empresas estejam sempre atentas às mudanças do mercado e das demandas dos clientes.
Logística 4.0
O uso de tecnologias avançadas para otimizar a cadeia de suprimentos e torná-la mais eficiente. Isso inclui o uso de drones, robôs e inteligência artificial para agilizar processos e reduzir custos.
Nuvem Híbrida
Adoção de tecnologias de nuvem para armazenamento e processamento de dados. A nuvem híbrida combina a nuvem pública e privada, permitindo que as empresas tenham mais controle sobre seus dados e, ao mesmo tempo, possam tirar proveito das vantagens da nuvem pública.
Blockchain
Se refere à adoção da tecnologia de blockchain para aumentar a segurança e a transparência nas transações comerciais. Segundo o consultor Maurício Reck, o blockchain pode ser usado para criar sistemas de pagamentos mais seguros e eficientes, rastrear a procedência dos produtos e combater a falsificação.