Secretaria de Agricultura de Pinhão dá início a projeto de intervenção bucal

“O objetivo é melhorar as condições de saúde bucal e reduzir a desigualdade entre as pessoas”, destaca o secretário de Agricultura, Rosmário Ramos

No último sábado (07), a secretaria de Agricultura de Pinhão, com o apoio do prefeito José Vitorino Prestes e do vice Valdecir Biasebetti, deu início ao projeto de intervenção bucal ‘Sorrindo para Jesus’, na comunidade Três Barras, onde foi instalado a unidade móvel nas dependências da casa de Sergia Gura, a qual cedeu gratuitamente uma sala com licença aprovada para o funcionamento o projeto.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Rosmário Ramos do Santos, pensou no projeto em conjunto com 22 associações e recebeu a aprovação das autoridades do município.

Os 30 pacientes que foram atendidos pelo cirurgião dentista Cleverson Nunes, eram membros das associações e elogiaram o secretário Ramos pela iniciativa, que trará mudanças para a comunidade.

Consultório

Essa unidade móvel pode realizar atendimento em qualquer lugar, oferecendo a mesma estrutura e recursos para exames de um espaço físico.

A resolução Sesa nº 442/2012, publicada no Diário Oficial do Estado nº 8810, de 02/10/12, dispõe sobre os requisitos de boas práticas para instalação e funcionamento de serviços de atenção odontológica em unidades móveis no estado do Paraná

O deslocamento do consultório para as regiões mais afastadas e de alto risco, oferece a oportunidade de moradores acessarem um tratamento odontológico de qualidade, sem precisar se locomover ao centro do município.

Outros consultórios serão instalados temporariamente em escolas e igrejas de comunidades da região.

Objetivo

Segundo Rosmário, o objetivo é melhorar as condições de saúde bucal e reduzir as desigualdades no envolvimento ativo do profissional e do governo em estratégias de promoção de saúde bucal e prevenção das doenças, com ética e responsabilidade.

Além disso, devolver a qualidade de vida dos moradores, autoestima, uma melhor mastigação, alívio das dores e prevenir o agravamento de algumas enfermidades.