Secretaria de Esportes de Pinhão traz o projeto ‘Escolinha de Xadrez’, que visa trazer desenvolvimento a população
“Por não ser um esporte de massa, a quantidade de alunos interessados me surpreendeu”, aponta o professor André Ferreira de Almeida
A prefeitura de Pinhão, por meio da secretária de Esportes, trouxe de volta o projeto ‘Escolinha de Xadrez’, que tem o intuito de fomentar o esporte na cidade e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos, estimulando o raciocínio, competitividade, concentração, criatividade, poder de decisão e controlando a ansiedade. Hoje o projeto atende cerca de 80 alunos.
O professor André Ferreira de Almeida, um dos colaboradores, enfatiza “por não ser um esporte de massa, a quantidade de alunos interessados e os resultados nos torneios me surpreendeu”.
Às inscrições são feitas gratuitamente na secretaria de Esportes, nas quartas e sextas, das 9h ás 11 horas e a tarde das 14h ás 16 horas.
História
A escolinha surgiu em 2005 e foi até 2012, contando com cerca de 100 alunos. O chefe da pasta, Jair Gonçalves, trouxe a ideia novamente em agosto de 2022, fazendo parceria com algumas instituições de ensino municipais, como a escola Nossa Senhora da Glória; escola Cecilia Meireles; escola Água Verde e mais tarde com outras instituições da região. “O esporte estava parado devido a pandemia, e decidimos trazer essa atividade para ajudar a nossa população pinhãoense”, destaca o secretário de Esportes Jair Gonçalves.
Projetos
Pinhão será sede do Jarcans em 2023, desenvolvendo assim projetos de futsal, handebol, judô, tênis de mesa e basquete. Para que os alunos possam cada vez mais se inserir no universo do esporte.