Semana Farroupilha: conheça mais sobre a tradição gaúcha
De dialeto próprio até comidas específicas, a tradição se perpetúa por todo o Sul do país
O dia 20 de setembro, é conhecido como dia do gaúcho, sendo feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o dia de início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos em 1835.
Para o Brasil marca a revolta civil mais longa de sua história que durou 10 anos.
O dia consiste em uma homenagem a um dos episódios mais importante para a comunidade do estado.
A região Sul, possui algumas características diferentes dos demais estados brasileiros, porém a população do Rio Grande tem suas próprias manias.
Conheça algumas curiosidades do estado
Dialeto gaúcho
Se você conhece algum gaúcho ou visitou o Rio Grande do Sul, já deve ter ouvido expressões como “bah” e “tchê”. Mas você sabe o que elas significam?
O “bah” é aplicado a qualquer frase, e o seu significado depende da entonação utilizada. Pode expressar sentimentos como surpresa, desconfiança, medo, raiva e entusiasmo, por exemplo.
Já o “tchê” nada mais é do que uma maneira de se referir a garoto, guri.
Ainda existe a possibilidade de você unir os dois “bah, tchê”, o que dá a ideia de espanto ou admiração.
Não recusam um churrasco com chimarrão
Existe algo mais típico para um gaúcho do que churrasco com chimarrão? Imortalizada na voz do gaudério Gaúcho da Fronteira e passando por vários nomes do sertanejo, essa combinação é mesmo um símbolo da região.
Há quem possa estranhá-la, mas no Rio Grande do Sul o chimarrão consumido antes do churrasco, como uma maneira de abrir o apetite e apreciar melhor a carne.
É um dos únicos estados que registra neve
O Rio Grande do Sul foi privilegiado com um fenômeno que ocorre raramente em nosso país: registrar neve durante a estação mais fria do ano, atraindo milhares de turistas.
O local mais favorecido com esse fenômeno é a Serra Gaúcha, em cidades como Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
Também há registro de uma nevasca no ano de 1979 na cidade de Bento Gonçalves, durante uma partida de futebol entre Grêmio x Esportivo, que ficou conhecida como “jogo da neve”.
Tão característico quanto o chimarrão são as músicas da região. Além do ritmo, as letras apresentam a expressão mais pura do regionalismo. Contudo, ainda que contagiados pelo ritmo, quem é de fora do estado pode ter dificuldades para entender e interpretar as letras.
É o caso de Querência Amada, composta por Teixeirinha e eternizada nas vozes de Osvaldir e Carlos Magrão. A letra cita Chimangos e Maragatos, personalidades históricas, recheada de palavras que só um gaúcho de alma e coração é capaz de traduzir.
Experimente colocar a música para tocar na presença de um gaúcho, certamente ele vai cantarolar e as chances de se emocionar são grandes!
Bandas gaúcha de sucesso:
• Wilson Paim