Táxi aéreo é testado pela França para as Olimpíadas de 2024
O projeto da empresa é divulgado desde 2015 e teve o primeiro modelo comercial anunciado em 2019
A empresa alemã Volocopter fez uma promessa ousada: a montadora quer iniciar as próprias operações com serviço de táxi aéreo já nos Jogos Olímpicos de 2024, que acontecerão em Paris.
Segundo a Reuters, a Volocopter fez uma demonstração bem-sucedida do modelo elétrico Volocopter 2X no aeroporto de Le Bourget na última semana. O teste aconteceu durante o Paris Air Forum, com acompanhamento de membros do governo e da indústria locais.
O Volocopter que voou na França tem capacidade para duas pessoas e um bagageiro, mas não estava tripulado nos testes. Ao todo, ele passou três minutos em pleno ar e fez um pouso vertical considerado perfeito. O veículo ficou a 30 metros de altitude, sob uma velocidade de 30 km/h e se movimentando por cerca de 500 metros.
Uma idealização antiga
O projeto da empresa é divulgado desde 2015 e teve o primeiro modelo comercial anunciado em 2019. No ano seguinte, chegou até a abrir reservas de passagens para interessados. O objetivo final da Volocopter é de que os modelos sejam totalmente autônomos, mas no início eles devem ser conduzidos por um piloto profissional e credenciado.
Além dos desafios tecnológicos, há ainda as etapas de regulamentação para que o serviço possa operar livremente em cada mercado.