Três Barras: Clube Desbravadores Águia Real é referência no desenvolvimento de jovens

Projeto mais recente foi o ‘Quebrando o Silêncio’, realizado nas escolas, onde mais de 1.500 jovens aprenderam a identificar violência psicológica e a importância de denunciar ou pedir ajuda

O ‘Clube Desbravadores’ foi fundado em 1950 e reúne jovens de 10 à 15 anos por todo o Brasil. São cerca de 7.400 clubes e mais de 258 mil membros. Em Três Barras do Paraná, o clube foi fundado em 2007 com o nome de ‘Clube Desbravadores Águia Real’, e atualmente conta com 42 membros ativos, comandados pela presidente da unidade, Edneia Pizzolitto Rubio.

Os membros trabalham pelo desenvolvimento físico, mental e espiritual, preparando líderes para a sociedade, realizando atividades de pioneirismo, civismo, atividades campestres, espirituais e comunitárias.

Início

Edneia iniciou no grupo por causa de suas filhas, que queriam participar, mas na cidade ainda não havia nenhuma unidade, então ela decidiu se capacitar e iniciar as atividades ela mesma. “É um trabalho voluntário que exige tempo e determinação. Porém muito gratificante” relatou a presidente.

Existe também o ‘Clube de Aventureiros’, que atende crianças de 6 a 9 anos. Ambos têm o mesmo objetivo, porém trabalham com metodologias diferentes por conta da faixa etária.

Campanhas

O projeto mais recente foi a campanha ‘Quebrando o Silêncio’, que foi realizado nas escolas do município do estado, onde mais de 1.500 crianças e jovens tiveram a oportunidade de saber identificar a violência psicológica e a importância de denunciar ou pedir ajuda.

As crianças também ganharam uma revista gratuita, de acordo com a idade, contendo informações sobre o assunto.

Os clubes também realizam projetos comunitários de arrecadação de alimentos, conscientização e prevenção do meio ambiente e prevenção da violência.

Edneia salienta “este ano, queremos o apoio para transformar o clube em uma utilidade pública”.